ofícioweb
ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: ofício:web:roberta carvalho:resiste!:pompeia: 

Possíveis ficções, realidades possíveis


Nos primeiros anos do advento da internet, aquela nova instância de circulação de informações parecia estar orientada no sentido de democratizar a comunicação e o conhecimento. Os entraves representados pelas distâncias espaciais e os dispêndios materiais se mostravam superados pela tecnologia e, consequentemente, a World Wide Web se afigurava como lugar de liberdade.


Mas em poucos anos a rede passou a ser permeada por formas inéditas de vigilância, desinformação e mercantilização. A estrutura rizomática dessas tecnologias, somada a algoritmos capazes de calcular e mapear os comportamentos humanos, tem produzido ambientes tóxicos onde manifestações carregadas de ódio e mentiras recebem maior estímulo para serem propagadas, instaurando ambientes de polarização política que têm ameaçado diversas democracias ao redor do mundo. Nessa conjuntura, alguns artistas desenvolvem trabalhos que exploram e problematizam contextos digitais como as redes sociais, propondo reflexões críticas e hackeamentos das organizações dessas esferas.


A edição de 2021 do projeto Ofício ocorre em formato digital por meio de ocupações realizadas no ambiente virtual <anexa>. Quatro artistas foram convidados a explorar o uso das redes digitais como suporte para suas produções, que possuem como ponto comum a experimentação da linguagem informacional. Pautado pela criação de esferas de discussão, promoção e criação cultural, o Sesc visa, desde sua fundação em 1946, contribuir para a formação de uma sociedade capaz de considerar criticamente os diversos territórios — tanto materiais quanto simbólicos — que a constitui, dentre os quais as redes digitais assumem relevo cada vez maior para o exercício da cidadania.


Sesc São Paulo

créditos

SESC – SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO
Administração Regional no Estado de São Paulo


Presidente do Conselho Regional ABRAM SZAJMAN
Diretor do Departamento Regional DANILO SANTOS DE MIRANDA


Superintendentes
Técnico-Social JOEL NAIMAYER PADULA
Comunicação Social IVAN GIANNINI
Administração LUIZ DEOCLÉCIO M. GALINA
Assessoria Técnica e de Planejamento SÉRGIO JOSÉ BATTISTELLI


Gerentes
Artes Visuais e Tecnologia JULIANA BRAGA DE MATTOS
Estudos e Desenvolvimento MARTA RAQUEL COLABONE
Artes Gráficas HÉLCIO MAGALHÃES Sesc Pompeia MONICA CARNIETO


Equipe Sesc
ADRIANO ALVES PINTO, ALCIMAR FRAZÃO, ANDRÉ APARECIDO DA CONCEIÇÃO, ANDRÉ LEITE COELHO, BARBARA IARA HUGO, BARBARA RODRIGUES, CARLOS ALBERTO DA ROCHA, DANTE MIKAEL, DIH LEMOS, DORA TEIXEIRA, FERNANDO AMODEO TUACEK, GUILHERME BARRETO, JOSÉ RENATO ALEGRETI DIAS, MARCEL VERRUMO, NILVA LUZ, PABLO PEREZ, PAULO DELGADO, RAQUEL LOPES PY, ROGÉRIO IANELLI, SÉRGIO PINTO, SILVIO BASILIO, THAYS CABETTE



Ofício: Web: Roberta Carvalho: Resiste!


Direção, criação de vídeo e concepção ROBERTA CARVALHO, Produção de VR e 3D ATELIE DIGITAL ANALOGICO, Trilha Sonora JOAO DEOGRACIAS, Edição e finalização ROBERTA CARVALHO, Textos projetados criados em parceria com LUCAS MARIANO, Texto FERNANDO VELAZQUES, Produção Executiva CASSIA ROSSINI, RAFAEL MORETTI | NÓS DA PRODUÇÃO, Identidade Visual e Projeto Gráfico ALLES BLAU, Programação CAIO POLESI | PERIPÉCIA FILMES, Tradução ANTHONY CLEAVER, Revisão de Texto MÁRCIA MACÊDO